Dicas de Casamento

São Valentim e o Dia dos Namorados…

No Brasil em 12 de junho é celebrado o Dia dos Namorados. Às vésperas do Santo casamenteiro Santo Antônio. Porém na maior parte do mundo, especialmente no hemisfério norte esta data é comemorada em homenagem a São Valentim no dia 14 de fevereiro.

Mas quem é são Valentim? Porque do dia 14 de fevereiro ser dia dos namorados?

Vamos conhecer um pouco mais…

 

Apesar da tradicional troca de presentes, poucos conhecem a historia deste santo. Valentim era bispo em Roma, numa época em que os casamentos eram proibidos, pois o governo acreditava que se as pessoas não tivessem uma família, se alistariam no exército com mais facilidade.

Mesmo assim, o bispo foi contra a essa ideia e continuou realizando casamentos em segredo, mas quando o imperador Caldeus II descobriu, mandou prendê-lo. Já na prisão, os casais jogavam flores e bilhetes dedicados à Valentim para mostrar a fé no amor.

Certo dia, Valentim recebeu a visita da filha do carcereiro, Astérias, que era jovem e cega. Os dois se apaixonaram e o amor fez com que ela recuperasse sua visão.

No dia 14 de fevereiro de 286, ele foi levado para a chamada via Flaminia, onde foi morto a pauladas e depois decapitado. A sepultura de Valentim foi encontrada em 346, numa capela subterrânea na via Flaminia. Dez séculos depois, antigos registros o indicaram como irmão de São Zenão Hoje, as suas relíquias estão na Igreja de São Praxedes num Oratório dedicado a São Zenão e Valentim.

Ele se tornou santo porque morreu pelo testemunho de seu sacerdócio. A igreja o considera padroeiro dos namorados por ter defendido com sua vida o sacramento do casamento.

E o nosso 12 de junho, onde entra nisso? Em nenhum lugar. No Brasil a data foi instituída as vésperas do dia de Santo Antônio, o Santo casamenteiro, e nossa versão romântica de São Valentim.

O que vale é comemorar o amor, independente das datas e simbologias.

o amor é paciente
é bondoso
o amor não arde em ciúmes
o amor tudo sofre
tudo crê
tudo espera
tudo suporta
o amor nunca acaba

Quer uma dica para comemorar este dia?

Que tal passar a noite em casa com o amado, usando um pijama Monthal e assistindo uma destas listas de filmes em nosso post: Dicas de Filmes para assistir a dois

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close