Maternidade

Plano de parto: o que é e como fazer o seu?

O plano de parto é um documento muito importante para garantir o bem estar da gestante e do bebê. Com ele, todos os procedimentos são feitos de acordo com a escolha das mamães, por isso é mais fácil garantir que ela se sinta preparada para a chegada do baby.

Apesar do custo e disponibilidade de horários com o seu médico, esse processo tem sido muito aprovado pelas novas mamães. E, para conhecer ainda mais como funciona, continue a leitura e tire suas principais dúvidas.

O que é um plano de parto?

Como fazer Plano de parto

O plano de parto é um documento na qual a gestante lista suas preferências para a hora do parto, cuidados com o bebê e os demais cuidados para que esse encontro seja o mais perfeito e aconchegante possível para ambos.

A decisão será sempre da mãe, mas é essencial contar com a ajuda de um profissional para auxiliar nas escolhas. Portanto, também é importante pesquisar bastante sobre cada etapa, então só depois as leve até o médico para que discutam juntos qual opção será mais viável.

Além disso, o plano não só serve para que a gestante escolha todos os procedimentos, como também para que ela conheça cada etapa e se sinta mais segura nesse momento tão esperado.

Depois de pronto, esse documento é assinado pela gestante e pelo seu obstetra. Os médicos envolvidos no parto ficarão cientes de toda e qualquer exigência, mas existem casos na qual eles não as cumprem, como em casos de riscos ou emergências.

Como fazer um plano de parto?

Para fazer um plano de parto, você vai precisar dos seguintes pontos:

  • dados pessoais da gestante e do bebê;
  • identificação do acompanhante que estará presente na hora do parto;
  • lista de permissões em relação aos procedimentos feitos no parto;
  • hora aproximada que deseja que o parto aconteça;
  • especificações pós parto e cuidados com o bebê;
  • cuidados com o cordão umbilical;
  • observações sobre a cesariana;
  • posição que deseja ficar no trabalho de parto;
  • indicações sobre a episiotomia (pique na vagina), tricotomia (raspagem dos pelos pubianos), enema (lavagem intestinal) e jejum.

Todos esses itens deverão estar listados. Alguns deles possuem subitens, nesse caso garante-se mais precisão nos procedimentos. Recomendamos que, caso você queira fazer seu plano, não deixe para cima da hora a criação do plano de parto junto com seu médico.

Com antecedência você consegue pesquisar mais sobre cada etapa, seja na internet, com o obstetra ou até mesmo por alguém que já passou pela mesma situação. Assim você também poderá mudar algumas decisões, se for o caso.

Se você o fizer em cima da hora, o risco de uma escolha errada é maior e você certamente não quer isso, certo?

Prepare a mala da maternidade

Assim como o plano de parto deve ser definido com antecedência, a mala e a camisola maternidade merecem a mesma atenção.

Dessa forma, é garantido que você terá tudo que precisa dentro da mala.

A camisola maternidade precisa ser bem escolhida, afinal tem que manter a mamãe confortável e se sentindo bem durante todo o tempo, inclusive para tirar fotos. Portanto, você deve decidir seu o comprimento, sua estampa e seu modelo.

Camisola Maternidade

Modelos mais longos podem ser por questão de gosto ou até mesmo de acordo com a temperatura do ambiente. Existem modelos que facilitam a hora de amamentar o bebê e que cobrem as alças do sutiã, o que a deixa mais confortável para as fotos. Pense nestes detalhes na hora da escolha.

Quer descobrir tudo que precisa para escolher sua camisola maternidade ideal? Temos um conteúdo que vai te ajudar muito, clique aqui .

Com o plano de parto não tem como não se sentir segura e tranquila com a chegada do novo membro da família, já que você estará ciente de tudo que irá acontecer até tê-los em seus braços.

Gostou desse conteúdo? Conheça nossa loja online e adquira as melhores camisolas amamentação e maternidade para esse momento tão único que é ser mãe!

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close