Dicas para dormir bem

Meditação para dormir: saiba como essa técnica pode te ajudar a ter uma ótima noite de sono

Depois de um dia mega agitado é normal ter dificuldade para pegar no sono e isso afeta inúmeras coisas da nossa mente e do nosso corpo. A meditação para dormir é uma excelente forma de conquista, transformação e claro, de uma noite de sono tranquila.

Além disso, essa prática é totalmente benéfica a nossa saúde, diminui o estresse, agitação, frequência cardíaca e por aí vai. Quer aprender como meditar antes de dormir? temos algumas dicas especialmente para você!

Lembrando que a rotina de meditação é muito tranquila e qualquer pessoa fazê-la sem medo. Para ter acesso às dicas, prossiga a leitura.

Meditação para dormir: 6 dicas para começar a praticar

Meditação para dormir bem

 

1. Escolha um lugar tranquilo

Nada melhor do que um lugar pacífico para fazer a meditação, afinal, é preciso se concentrar para alcançar os objetivos finais. Escolha um lugar que tenha silêncio e onde ninguém te chame o tempo todo.

2. Posição para meditar

Depois de terminar todos os afazeres, sente-se no local onde você irá meditar, pode ser em uma cama ou até mesmo no chão. Suas costas devem estar eretas para melhores resultados.

Para deixar o ambiente ainda mais zen, você pode pôr uma música suave e usar velas ou incensos — esses itens ajudam no relaxamento.

3. Faça uma recordação do seu dia

Pense em todos os acontecimentos que ocorreram durante o seu dia, se preferir pode anotá-los também.

Em seguida, libere um sentimento de aceitação em relação a tudo o que aconteceu e seja grato, afinal, as pequenas coisas são motivo de felicidade, já que independente de tudo você está viva para presencia-las.

Não se esqueça também que você deve ser grato até mesmo pelos maus acontecimentos, pois são aprendizados valiosos que a vida nos dá, tudo é necessário e melhores dias virão.

4. Deixe o celular de lado

É importante deixar o celular de lado para estar totalmente focado na meditação, desligue-o ou silencie-o nesse momento. Assim você conseguirá prestar atenção no ar que entra e sai do seu corpo e se concentrar na sensação desse movimento.

De fato, muita coisa irá tentar te distrair e tirar seu foco, mas não dê atenção a essas coisas. Caso isso aconteça, respire por dez vezes de forma profunda para relaxar e voltar ao foco.

5. Como se concentrar na respiração?

Muitas pessoas tem dificuldade para se concentrar na respiração e como consequência não conseguem relaxar como deveriam, ainda mais na meditação que é fundamental estar relaxado.

Por isso, costumamos usar um truque de contagem, ele funciona assim: primeiro você inala o ar contando mentalmente até no máximo 6, em seguida você segura o ar no pulmão por 2 segundos, por fim expire contando até 8 ou 12.

Essa tarefa é muito útil e funciona perfeitamente, vale a pena testar.

6. Crie uma rotina

Essa é uma etapa pra lá de importante. Um dia de meditação será ótimo, mas para que o efeito continue e traga ainda mais benefícios para você, é necessário dar continuidade.

Sabemos que criar uma rotina não é uma tarefa tão simples, o início é chatinho e a gente tende a não conseguir cumprir a meta, mas depois de um tempo seu corpo pedirá a meditação e tudo será mais fácil. E recomenda-se que ela seja feita no mesmo horário todos os dias.

7. Use roupas confortáveis

É necessário vestir roupas confortáveis para uma prática de meditação. Isso porque se houver qualquer desconforto, o exercício será prejudicado.

Você pode optar por um pijama confortável, já que o objetivo da meditação é fazer com que você durma melhor. Assim você pode finalizar e ir direto para a cama.

Vídeos de meditação para dormir

A internet é uma grande aliada em muitos sentidos.  Em canais como o Youtube, é possível encontrar vídeos de especialistas conduzindo meditações incríveis. Separamos alguns desses vídeos que podem ajudar você a ter uma noite de sono mais leve.

Louise Hay – Meditação guiada para dormir e acordar bem

Meditação para dormir profundamente e aliviar a insônia

Agora que você já sabe como meditar para dormir, não deixe de aderir a essa prática no seu dia a dia, os benefícios serão notados nitidamente e o seu sono já não será mais o mesmo.

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