Maternidade

Leite materno: benefícios e armazenamento

Todos sabem que o leite materno é importante para o bebê. Mas você conhece os benefícios que ele proporciona? Engana-se quem acha que a importância limita-se à nutrição do pequeno.

Neste post, explicaremos os benefícios do leite materno e da amamentação para o desenvolvimento da criança e daremos dicas para você armazená-lo da maneira correta.

Continue a leitura e confira.

Os benefícios do leite materno

Em conjunto com a amamentação, o leite materno proporciona uma serie de benefícios, como:

Desenvolvimento da função respiratória, da mastigação e da fala: durante a amamentação, o bebê coloca em funcionamento um grande número de músculos faciais, colaborando para seu desenvolvimento.

Proteínas de elevada qualidade: em comparação com os leites artificiais, o leite materno possui maiores quantidades de proteínas especiais, onde se destaca a alfa-lactalbumina, que vai influenciar a produção de neurotransmissores e hormônios responsáveis pela regulação do apetite, humor e ciclos de sono do bebê.

Fortalecimento imunitário: por meio do leite materno, o bebê conquista fortes aliados, como os glóbulos brancos, já ativos e prontos para “combater” alguma infeção que surja, e os anticorpos.

Previne a obesidade: diversos estudos científicos internacionais já comprovaram que o leite materno reduz o risco de obesidade na adolescência e na idade adulta.

Promove o contacto com diversos sabores: o leite materno prepara o bebê para a introdução de novos alimentos na sua dieta.

Sem contar que o ato de amamentar cria e estreita vínculos entre a mamãe e seu pequeno. Não é à toa que a amamentação exclusiva é indicada até os seis meses de idade do bebê.

Leite materno: como armazená-lo da maneira correta

Com o fim da licença maternidade fica difícil se deslocar para amamentar a cada duas ou três horas, não é mesmo? A saída é tirar o leite com uma bombinha e armazená-lo.

Mas esse ato requer alguns cuidados, pois o leite materno é altamente perecível. Abaixo, preparamos um passo a passo. Confira:

Como tirar leite materno

Para tirar o leite maternos, a mulher deve:

  1. Procurar um local calmo e ficar confortável,
  2. Prender o cabelo e retirar a blusa e sutiã;
  3. Lavar as mãos com água e sabão;
  4. Massagear a mama com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares à volta da aréola;
  5. Tirar o leite, manualmente ou com a bomba.

Manualmente: você deve colocar o frasco debaixo da mama e fazer alguma pressão na área, esperando que saiam gotas de leite.

Usando a bomba: se a opção: você deve colocar a abertura da bombinha sobre a mama, garantindo que o mamilo fica centrado. De início deve-se começar a pressionar a bomba lentamente, com movimento suaves, como aconteceria caso fosse o bebê mamando e, depois, ir aumentando a intensidade, de acordo com o nível de conforto.

Armazenamento do leite materno

O leite retirado deve ser colocado em recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias, que são bem fechados, selados e esterilizados. De preferência, para um maior controle, com a  data e a hora em que foi tirado.

Caso não possua este tipo de recipiente, recomenda-se armazenar o leite em um frasco de vidro devidamente esterilizado ou em sacos de congelação adequados.

Estes recipientes devem ser cheios, deixando 2 cm por encher na borda de fechar. O leite materno pode ficar armazenado na geladeira por 48 horas. Entretanto, em um congelador de posta separada o período aumenta para até 3 meses. Na geladeira, ele deve ficar, idealmente, na primeira prateleira e nunca na porta.

Como descongelar o leite materno

Para descongelar, retire o leite  do congelador algumas horas antes de utilizá-lo. Deixo à temperatura ambiente até o processo de descongelamento acabar. Por fim, aqueça-o colocando o frasco numa panela com água morna. Lembre-se: o leite congelado não deve ser aquecido no fogão ou no micro-ondas.

Caso o recipiente de armazenamento tenha mais leite do que aquele que o bebê vai beber, aqueça apenas a quantidade necessária e quarte o resto na geladeira. Este leite guardado pode ser consumido em até 24 horas. Se não for utilizado neste período, porém, deve ser jogado fora.

Com todas essas dicas, você certamente entendeu o quão importante é o leite materno, não é mesmo? E seguindo as dicas de armazenamento, a tarefa de manter o bebê forte e saudável ficará ainda mais tranquila.

Moda Gestante

E por falar em tranquilidade, você conhece a camisola para gestantes? Este produto é ideal para as mamães, pois facilita na hora de amamentar e proporciona maior conforto com o suporte para o busto.

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close