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Dicas comprovadas de combate à insônia: Regule seu sono

Dicas comprovadas de combate à insônia: Regule seu sono

Não precisa recorrer aos conhecimentos dos endocrinologistas para sabermos que o sono exerce uma função importantíssima em relação à nossa qualidade de vida.

Isso pode ser comprovado facilmente. As noites mal dormidas, a rigor, desencadeiam dias estressantes, baixos reflexos e baixa produtividade, tudo que não é valorizado no nosso cotidiano.

As pessoas que sofrem com insônia sentem esse mal cotidianamente.

Mas estudos vêm sendo feitos a fim de melhorar a condição de vida das pessoas que sofrem com esses distúrbios.

Com base uma revisão nos estudos acerca dessa temática, preparamos este pequeno compilado com dicas importantes e comprovadas para combater a falta de sono.

Dessa forma você poderá regularizar sua produção de melanina, serotonina, descansar e amanhecer se sentindo produtivo e muito mais animado.

A importância do sono

Regularizar o sono e fazer seu corpo descansar a quantidade mínima necessária é crucial para que certas funções biológicas, fisiológicas e químicas possam ser desempenhadas adequadamente.

Nesse período, a mente se recupera proporcionando sensação de descanso pela manhã e garantindo o equilíbrio do organismo e o trabalho adequado da memória.

Além disso, o campo neural é amplamente beneficiado com uma boa noite de sono, já que isso auxilia em um bom desempenho das funções cognitivas.

Se você sofre com insônia ou conhece alguém que é acometida por essa disfunção, então continue lendo e confira as dicas selecionadas por especialistas nesse segmento:

Pratique exercícios

Nada como exaustar o corpo e a mente para conseguir dormir.

Quando você se exercita, uma grande quantidade de energia é gasta. O corpo sente esse déficit e busca maneiras de se recuperar.

A principal forma de isso ocorrer, é proporcionando a sensação de sono, o que te induzirá a uma noite dormida adequadamente.

Além disso, praticar atividades físicas como correr, andar de bicicleta, fazer musculação ou praticar natação faz com que o organismo libere endorfina, serotonina e dopamina.

Esses elementos são neurotransmissores fundamentais para regular não apenas o sono, mas a disposição do indivíduo e o bom humor.

Evite alimentos estimulantes

Alguns alimentos naturalmente inibem o sono, como os feitos à base de cafeína, cola, chá verde e chocolate, por exemplo.

Dessa maneira, se você não consegue dormir bem à noite, recomenda-se que você não consuma tais alimentos e/ou bebidas à base desses ingredientes após às 16h para que tais efeitos não sejam despertados no seu organismo.

Dê atenção ao seu ambiente de sono

O lugar que você dorme também exerce um importante peso sobre a qualidade do seu sono.

Pode parecer besteira, mas muitas pessoas negligenciam os cuidados com o ambiente em que dormem.

Sendo assim, manter seu quarto aconchegante, com roupas de cama confortáveis e limpas, longe de ruídos e luzes é essencial para seu sono possa se desenvolver adequadamente.

É comum encontrarmos pessoas que não gostam de dormir em um ambiente totalmente escuro. Para driblar essa condição, você pode acender a luz de outro cômodo e deixar uma fresta da porta aberta, ou então recorrer a luminárias e abajures de luminosidade menos intensa.

Isso o manterá confortável e você poderá dormir muito mais tranquilo.

Escolha o pijama ideal

É muito difícil que você consiga dormir adequadamente se estiver com uma roupa desconfortável.

O incômodo e o atrito desconfortável são causados durante toda a noite e você certamente não conseguirá descansar, efetivamente.

Dessa maneira, os pijamas e camisolas desempenham um papel importante para regularizar o sono.

Opte por tecidos confortáveis, de qualidade, que permitam a respiração epitelial e que você possa se mexer sem se sentir desconfortável ou presa na roupa.

Adequar o tipo de pijama à estação também é algo importante, já que passar frio ou calor durante a noite impede que seu corpo relaxe adequadamente.

Seja qual for o modelo escolhido, não negligencie os cuidados com sua roupa de dormir. Hoje em dia existem modernas opções, com tecidos tecnológicos e com acabamentos incríveis, te deixando segura, confortável e elegante.

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Certamente esse é um passo importante rumo à adequação do seu sono.

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