Consumo Consciente

Consumo Consciente e Moda Sustentável aliadas para um mundo melhor

Com o mundo inteiro falando em moda sustentável, é impossível deixar de falar sobre consumo consciente.

Desde a revolução industrial, as empresas vem influenciando muito a compra desenfreada de produtos, como roupas, calçados e outros no geral, que muitas das vezes ficam jogados no armário sem utilidade alguma.

Esse consumo, é claro, interfere significativamente no meio ambiente, causando inúmeros impactos à natureza. Em razão disso, hoje vamos falar sobre um dos pontos em que acreditamos na Monthal: o consumo consciente e suas vantagens.

Mas antes, precisamos deixar uma coisa clara, o objetivo de repensar o consumo não é se privar de nada, mas sim o de reaproveitar peças e ajudar o mundo — e também seu bolso. Desse modo, estaremos contribuindo para o equilíbrio do planeta.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como você também pode contribuir para essa mudança de pensamento? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Repense o seu consumo

Consumo Consciente

O consumo consciente não se remete somente a compras relacionadas à moda, mas sim  à tudo o que você consome.  Como primeiro ponto de reflexão, tente responder:  em relação às suas últimas compras, tudo que você comprou foi por necessidade ou por que estava na promoção?

Aí que está o erro de muitos consumidores, o de levar produtos mesmo sem utilidade apenas por estarem na promoção. E o problema não é apenas esse, muitas compras são realizadas por impulso e como consequência podemos não gostar do produto ou ele pode não ser de qualidade. Somado a esses problemas, temos ainda a questão financeira.

Comprar produtos que você não precisa pode influenciar negativamente na sua vida financeira, comprometendo o cartão de crédito ou o dinheiro que poderia ser melhor utilizado.

Já ouviu falar em lowsumerism?

O lowsumerism consiste em conscientizar pessoas a consumirem de forma equilibrada, somente o necessário e produtos de qualidade — que durarão por mais tempo.

O movimento busca mostrar que é totalmente possível viver bem sem consumir muito. O necessário basta.

Uma empresa de pesquisa, o Box 1824, explica detalhadamente esse movimento, confira o vídeo:

 

Upcycle — prática sustentável para consumo consciente

Essa prática sustentável transforma com uma criatividade incrível, produtos que antes eram vistos sem utilidades em novos. E o melhor de tudo é que depois de passar pelo upcycle, o item continua de qualidade, sendo igual a peça original ou até melhor.

Sabe aquele material cheio de resíduo que seria jogado em um aterro qualquer para se decompor? Agora ele pode se tornar um produto novo e deixar de maltratar o meio ambiente.

Com isso os números de resíduos na terra diminuiu bastante e a busca de matéria-prima também.

Dicas para consumir de forma consciente

Identifique seu estilo

Para entrar no mundo do consumo consciente, é necessário identificar o seu estilo para não errar na hora da compra. Sabendo o que você irá usar, sua compra será um bom investimento.

Opte também por peças que casem com outras do seu guarda roupas, se você for do tipo de pessoa que não gosta de repetir roupa, jogar uma peça por cima ou investir em acessórios pode ser uma ótima solução.

E mais uma vez a gente reforça: investir em roupas de qualidade para montar o seu estilo é super importante. Além da durabilidade das peças, é uma forma de valorizar o trabalho bem feito de empresas que se preocupam em criar uma moda sustentável.

Estilo Normcore

O estilo normcore é muito interessante e não segue as tendências que estão em alta. De fato, usam um peça ou outra da tendência, mas não por querer fazer parte dela e sim por se sentirem bem e confortáveis com o que estão vestindo.

Sem rótulos, as pessoas adeptas desse estilo procuram por peças de seu instinto e que definem bem a sua personalidade, e nem por isso deixam de se vestir bem.

Normalmente optam por roupas mais realistas e menos gritante, como as cores neutras, estampa e logo discretas – ou inexistentes – e combinam essas peças com acessórios e calçados.

Moda Sustentável

Moda Sustentável Monthal

Depois de falar sobre a importância de repensar o consumo, não poderíamos deixar de mencionar nossa coleção capsula com peças sustentáveis. Além da coleção com peças em tecido orgânico, nossa parceira Zóia, criou acessórios a partir dos retalhos de tecidos de nossas peças.

Dessa forma, através do upcycling, transformamos resíduos em acessórios incríveis que podem ser combinados com as peças de nossa coleção criando diversos looks.  Quer saber mais sobre essa coleção? Continue a leitura!

Coleção Tangram — Colab entre Monthal e Zóias

Reunidas por iniciativas inovadoras na prática de uma moda cada vez mais sustentável, nos unimos com a Zóia para desenvolvermos uma coleção para ajudar a repensar o consumo de moda.

Foi criada, então, a Coleção TANGRAM. Nela, um kit de moda sustentável composto por 7 peças de roupas e 7 acessórios se complementam.

Nessa primeira edição da parceria, os acessórios foram desenvolvidos com cerâmica plástica reciclada e com as aparas de tecidos sintéticos da nossa fábrica. Nossas peças foram produzidas com algodão sustentável e tingimento natural.

Vista-se de forma consciente.

Versatilidade – Inspiração – Complementariedade

Moda sustentável

Não é difícil fazer parte desse movimento tão lindo e você verá o quanto as coisas vão fluir de forma melhor. Se cada um contribuir de uma forma, nosso planeta sofrerá menos danos. Escolha produtos de qualidade para que sua vida também seja de qualidade.

Gostou das nossas dicas sobre consumo consciente? Que tal passar nas nossas redes sociais e acompanhar nosso trabalho de perto? Você nos encontra no Facebook, Instagram e no Twitter.

Tags
Show More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close